terça-feira, 31 de maio de 2011

Saiba como melhorar a iluminação dos cômodos

Ambiente iluminado (Foto: Divulgação)

Confira as dicas:
- Em vez de iluminação direta (de lustres) prefira a indireta (de luminárias e abajures) nos quartos e salas. A sensação de conforto é imediata e você se sente em um ambiente residencial e não em uma loja comercial.

- Se optar por lâmpadas fluorescentes econômicas, evite deixá-las aparente ou caindo para fora das luminárias. Além disso, hoje já existem modelos com formatos similares ao das lâmpadas incandescentes comuns. Ainda no quesito lâmpadas econômicas, prefira as de luz amarela em vez da luz branca. O efeito é muito mais acolhedor no ambiente.

- Na cozinha, o ideal é ter uma luminária com lâmpada fluorescente porque proporciona uma iluminação mais adequada ao trabalho.

- Luz de velas é sempre um bom truque para conseguir um ambiente aconchegante. Mantenha castiçais ou suportes de velas espalhados por ambientes como o quarto e a sala.

- No banheiro, a luz branca ainda é a mais adequada, seja por meio de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, pelo menos junto ao espelho, para garantir que a maquiagem ou a barba seja bem-feita. No restante do ambiente, luminárias de parede ou lâmpadas econômicas com luz amarela são ideais.

- Em locais de leitura prefira instalar spots, também indicados para iluminar objetos, como quadros.

- Para as casas com pé-direito baixo, as luminárias em estilo coluna iluminam de baixo para cima e dão impressão de que a parede é mais alta. Já os lustres com luzes para cima devem ser usados em tetos brancos para que a luz reflita e ilumine bem o ambiente.

- Outra dica interessante é abusar de móveis, carpetes e cortinas claras. Além de iluminar mais, amplia os cômodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...