domingo, 11 de setembro de 2011

Feng Shui: Conheça o significado das cores

Segundo o Feng Shui, uma ciência milenar da China, as cores são a manifestação da luz e da energia, que influenciam no equilíbrio do ambiente e na vida das pessoas, estimulando ou restringindo a boa energia. Por isso, saiba quais são os significados das cores antes de pintar as paredes da sua casa.


Vermelho transmite paixão (Fotos: Divulgação)

O vermelho transmite paixão, sensualidade e dinamismo. Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia. O vermelho escuro ou vermelho bordô significa elegância, requinte e sofisticação. Vai em qualquer ambiente. É preciso apenas usá-lo com moderação, pois muito vermelho pode irritar.



A cor rosa é o vermelho suavizado com o branco. É a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso. O rosa claro está associado ao feminino e a compaixão. O rosa escuro, intenso, também chamado rosa choque ou ainda simplesmente pink é uma cor íntima, de doçura melosa e romântica. Portanto, fica perfeito em quartos de casais.



O laranja simboliza encorajamento, exuberância, interação, alegria e fascinação. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Ideal para salas de estudo, reunião e outros locais onde as pessoas se encontram para conversar.



O verde significa harmonia, recomeço, saúde, natureza, crescimento e prosperidade. É uma cor calmante que harmoniza e equilibra. Em excesso estimula orgulho, a presunção e a arrogância. Indicada para todos os ambientes. O verde claro quer dizefr contentamento e proteção. O escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril. E o verde-limão,  mais vivo e amarelado, sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado.



O amarelo é uma cor que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. Mas é preciso tomar cuidado com os excessos porque o amarelo pode excitar a ansiedade e aguçar as preocupações.



A cor azul é a única que tem poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a compaixão e a serenidade. É muito indicado para acalmar a energia dos quartos de crianças e adultos hiperativos. Já a sua tonalidade mais escura é considerada romântica, no entanto, pintar muitas paredes com essa cor pode demostrar um certo tom de monotonia.



O violeta significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. É aconselhável para locais de meditação.



Marron ou castanho é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto (o bege pode ser considerado como um castanho claro), a estabilidade, a resistência e simplicidade. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento.



Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância. Também pode sugerir silêncio. O uso em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.



O branco transmite paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e a limpeza. Significa inocência e pureza. Pode ser usado como tonalidade coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor. Ótima para qualquer ambiente, contudo se o local for totalmente branco pode se resultar em sensação de tédio e monotonia.



O cinza pode simbolizar estabilidade, sucesso e qualidade, mas em excesso pode transmitir indecisão e ausência de energia. No entanto, se bem utilizado, o tom oferece equilíbrio e flexibilidade por ser o equilíbrio entre o preto e o branco.

3 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...