quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dicas para quem vai encarar uma reforma, como eu

Como também estou reformando a minha nova casa, costumo ler todos os dias algo sobre o assunto. E nesta de fuçar sites, jornais e revistas achei algumas dicas interessantes no caderno Morar Bem do O Globo. Confira as dicas!

Antes da reforma (Fotos: Verônica Lima)

1 - Prefira realizar a reforma com o imóvel vazio. Isso lhe trará agilidade e mobilidade para deixar as chaves com os prestadores de serviço, porteiros, pedreiros e demais pessoas que lhe ajudarão a receber móveis, materiais, efetuar instalações, etc.

2 - Caso a chave seja deixada com alguém por algum período, por mais confiável que ele possa parecer, mude a fechadura após a sua entrada.

3 - Antes de fechar com um profissional, peça indicações aos amigos. Melhor realizar o serviço, com um marceneiro, pintor, gesseiro, bombeiro hidráulico, eletricista ou pedreiros que já tenha realizado algum trabalho para alguns dos seus amigos do que um que você não conheça.

4 - Aprenda a administrar as suas expectativas, pois os prazos quase sempre são apenas uma previsão de quando os serviços serão finalizados e quase nunca são cumpridos.

5 - Orce e pechinche o máximo que puder e sua paciência permitir. Não tenha vergonha. Isso é importantíssimo, pois as diferenças de valores são, em quase todos os quesitos de uma reforma, muito mais significativos do que você pode imaginar.

No meio da reforma

6 - Não subestime um serviço autônomo ou pequeno comércio, pois justamente por serem menos visados, eles tendem a ter mais primor com os seus clientes e, em alguns casos, um preço bastante competitivo.

7 - Divida a reforma em etapas e estabeleça uma ordem de urgência para o cumprimento de cada uma delas, principalmente se você depende das mesmas para se mudar. Essa organização evitará trabalho e dobrado e prejuízos.

8 - Fique atento aos desperdícios. Restos de material podem ser transformados ou mesmo vendidos para que você possa investir em outras aquisições. O escambo é outra ótima prática para tanto. E, relaxe, você não será tachado como ‘canguinha’ por isso. No seu lugar, qualquer um ficará tentado a fazê-lo.

9 - Deixe a escolha dos móveis por último, pois eles podem dificultar a obra e até mesmo serem danificados por ela. Além disto, leia revistas de decoração e sites para ajudar as suas escolhas. E evite agir por impulso. Isso vale, especialmente, na parte da decoração.

10 - Curta esse momento. Pode parecer chato, mas acho que o resultado final deve valer a pena. Afinal, é um sonho ter uma casinha com a nossa cara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...