domingo, 30 de outubro de 2011

Dicas para comprar e cuidar do seu sofá


Sala de estar (Foto: Divulgação)

O sofá é um dos mais importantes móveis da sala ou do living. Por isso, ele deve ser escolhido a dedo e tem de ser levado em consideração diversos fatores, como a cor, o tipo de revestimento, os cuidados para manutenção e toda a decoração em volta, para que a composição de todo o ambiente fique agradável.

O mais importante na hora da escolha é analisar o local, observando espaço disponível, cores presentes e até mesmo se a casa fica em um local quente ou frio, isso porque, para locais frios é interessante a utilização de couro ou camurça em seu revestimento, pois esses materiais tendem a esquentar. Em locais mais quentes, a pedida são para tecidos mais naturais, como o algodão.

Outro item importante na hora da compra é analisar o tamanho, tanto do cômodo, quanto da peça, para que fique adequado ao local. Pequenos ambientes pedem sofás menores e que possuam uma cor mais clara, como o branco ou o bege, e é importante lembrar que será exigido um pouco mais na hora da limpeza, já que cores claras deixam as sujeiras aparecerem logo. Uma dica interessante é utilizar objetos ou paredes com cores mais vibrantes, algo que dará um destaque maior ao móvel.

Para ambientes maiores indica-se a utilização de cores escuras como o preto e o castanho, já que visualmente dão a impressão de ocupar mais espaço, lembrando ainda que facilitam no quesito limpeza, já que deixam-nas aparentes com mais tempo de uso. Mas muita atenção, pois é importante não deixar o sofá exposto ao sol, já que cores escuras costumam esquentar mais rapidamente.

O revestimento é outro fator de muita análise na hora de comprar, isso porque acabam influenciando muito os cuidados e gastos que se terá posteriormente para a manutenção do móvel, ainda mais se tratando de cores mais claras. Para sofás de couro, o mais indicado é de tempos em tempos passar um pano úmido e na sequência um pano seco, aos que são revestidos com camurça é recomendada a limpeza a seco. Já para os que se utilizam de tecidos, somente sabonete neutro diluído em água, deixando sempre secar ao natural.

No caso de manutenção dos sofás de pele é sempre interessante utilizar um hidratante, para evitar que o sofá se danifique com o tempo, lembrando que independentemente do revestimento é sempre interessante deixá-lo fora do alcance de luz natural e longe das paredes do ambiente, que também tendem a danificá-los com o tempo.

Fonte: Fort House (www.forthouse.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...