quinta-feira, 30 de junho de 2011

Especial Parrilla SP: Dicas para escolher um bom vinho

Diversidade de vinhos (Foto: Divulgação)

Para quem gosta de aprecia o melhor da culinária acompanhado de um bom vinho, o sommelier do restaurante argentino Parrilla São Paulo, Marcello Celentano, dá algumas dicas importantes. Confira:
  • Procure sempre lojas ou adegas especializadas que mantenham o produto em alta rotatividade e em perfeito estado de conservação; 
  • Verifique a proveniência do produto e a importadora (no caso do importado); 
  • Busque uma garrafa de vinho onde as informações na etiqueta sejam claras como, a safra (para saber sua idade);
  • Compre uma garrafa para degustar, antes de uma compra maior, se o vinho não for conhecido.
Como combinar - Muitas pessoas também têm dúvidas na hora de combinar um vinho com um prato de carne, peixe ou frango. Segundo o sommelier do Parrilla São Paulo, os vinhos brancos, por serem leves e frutados, acompanham peixes, fruto do mar, carnes brancas como peito de frango ou de peru, assados ou grelhados, e servem também como aperitivos. Já os vinhos tintos são recomendados para acompanhar carnes vermelhas,massas, aves e caças. Os rosados ficam para refeições com dois pratos (carne e peixe). Não se deve esquecer dos vinhos doces que são reservados para as sobremesas. Uma regra importante é observar os pratos nobres, que devem sempre ser acompanhados por vinhos nobres, e pratos comuns, por vinhos comuns.

Custo/Benefício - Os apreciadores da bebida não precisam desembolsar muito para terem a melhor opção. Os chilenos e argentinos hoje possuem um bom preço. É possível encontrar em lojas especializadas vinhos na faixa de R$ 25 a R$ 40 de ótima qualidade. Alguns exemplos: Granito Syrah e o Granito Caberbet Sauvignon (Chile); Charles Leblon Malbec (Argentina); Marche Sangiovese 7nardi (Itália).

Seco ou suave - Para quem não é especialista, mas sempre quis saber a diferença entre o vinho seco e suave, vale a pena decorar. O suave tem maior teor de açúcar residual. A sensação é de um vinho "doce". Já um vinho seco tem um açúcar residual menor. Naturalmente quem esta começando a ingressar no mundo do vinho, pode começar com um vinho mais "suave". Com o tempo o paladar vai se apurando para poder degustar o outro.

Aprendeu? Agora teste o seu paladar - Avaliações sensoriais sempre são feitas por quem entende, antes de degustar um vinho. O colocar na taça, chacoalhar e sentir os aromas são 3 passos importantes:

  1. Exame visual: é a primeira observação que se faz na apreciação do vinho e deve ser considerada por seu valor estético e pelas informações sobre os odores e sabores que estes atributos visuais possam revelar como a limpidez e a cor do vinho.
  2. Exame olfativo: onde se define o aroma do vinho e os derivados da fermentação e envelhecimento.
  3. Exame de paladar: considerada a última etapa, conseguimos identificar a "cremosidade" do vinho, a leveza do produto ou a corposidade e persistência na boca. 
Pronto! Agora com todas essas dicas você já pode escolher um bom vinho sem medo de errar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...