terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Confira como reciclar o lixo produzido na sua casa

São coletados quase 10 mil toneladas de resíduos domiciliares por dia (Fotos: Divulgação)

Estima-se que a cidade de São Paulo gera, em média, 17 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc). Só de resíduos domiciliares são coletados quase 10 mil toneladas por dia, já o montante diário no Brasil pode chega a 170 mil toneladas. Muito, não?! Por isso, para que os resíduos não contaminem o meio ambiente e nem prejudiquem a sua saúde, veja aqui como reciclá-los:

Nas redes de supermercados, como o Grupo Pão de Açúcar e Wal-Mart, é possível depositar plástico, papel, metal, vidro e óleo - armazenado em garrafas plásticas. A maioria das lojas tem recipientes para os resíduos reciclados que são aproveitados por cooperativas de catadores e ONGs de reaproveitamento.

Coletores da rede varejista Wal-Mart

As pilhas e baterias usadas podem ser entregues nas drogarias e as baterias de celulares devem ser levadas às operadoras, que vão encaminhá-las aos fabricantes. As lâmpadas fluorescentes também precisam ser separadas.  A coleta pode ser agendada na Apliquim (www.apliquim.com.br). O produto quanto tratado pode ser usado como pastilhas e materiais de construções. Já as lâmpadas incandescentes convencionais podem ser depositadas nos aterros.

Cata-Pilhas da Drogaria SP

Pneus sem possibilidade de recauchutagem são coletados para reciclagem em São Paulo, que são transformados pela Reciclanip em materiais como solado de sapato e borracha de vedação. Há uma lista de pontos de coleta no site http://www.reciclanip.com.br/.

Os isopores podem ser depositados também nos coletores dos papeis. Esse material que leva centenas de anos para se decompor pode ser reutilizados pelas empresas de eletroeletrônicos e alimentos (para as bandejinhas).

Além disso, a prefeitura de São Paulo realiza toda a semana a coleta seletiva domiciliar em seu bairro. Confira o dia e o horário no site http://www3.prefeitura.sp.gov.br/limpeza_urbana/FormsPublic/LimpezaRua.aspx

Não reciclados - Cerâmicas, por exemplo, não costumam ser recicladas. Constam nesta lista também os objetos de acrílico, papéis plastificados (como o das embalagens de biscoito), papel-carbono, papel higiênico, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, bitucas de cigarro, fraldas, absorventes e guardanapos.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Prato do mês: Filé suíno com vinho branco, alecrim e carambola

Supreenda as visitas levando à mesa o filé suíno com vinho branco, alecrim e carambola. A receita é simples de preparar e pode ser servido com arroz branco e uma salada. Se quiser agradar ainda mais, arroz com amêndoas combina perfeitamente.

Filé suíno com carambola (Foto: Clarissa Di Ciommo)

Ingredientes:
  • 1 kg de filé suino
  • 2 laranjas
  • 1 limão
  • 1 xícara de vinho branco
  • Alecrim
  • Sal a gosto
  • Carambola a gosto

Modo de preparo - Jogue uma laranja, um limão, sal e o vinho branco no filé e deixe pegar gosto de um dia para o outro. Refogue alho e jogue o filé na panela com o caldo que se formou. Em seguida, frite o em fogo baixo, virando e jogando água quando necessário. Na metade do processo, bata uma laranja e um macinho de alecrim no liquidificador, regue sobre o filé já na panela. Ele levará uma hora e meia mais ou menos para ficar pronto. Retire o filé da panela e fatie para servir no molho restante da panela, jogue as carambolas, se estiver utilizando, e deixe ferver por cinco minutos. Se for necessário acrescente água. Jogue o caldo por cima do filé fatiado e pronto!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Saiba como ter uma casa organizada

Abuse dos artifícios 'antibagunça' e tenha uma casa impecável

Para ter uma casa bem arrumada com cada coisa em seu lugar o Blog Casaosfera recomenda alguns truques. Confira:

Relógios e óculos - As coleções de relógios e óculos precisam ser guardadas em gavetas com divisórias de madeira revestidas de feltro, onde é possível guardar separadamente cada peça, sem riscá-la.


Cabide para pendurar gravatas (Divulgação)
Cintos - As dicas para guardar os cintos são os nichos feitos de madeira ou os porta-CDs, adaptado para essa finalidade. Mas há também a venda cabides específicos, como o da OZ, que cumprem bem a função de guardá-los.

Gravatas - As peças podem ser guardadas dentro de gavetas com nichos, enroladas e separadas por cor. Dê preferência às gavetas de aço inox ou MDF, que oferecem menor risco de as gravatas terem os fios puxados. Para estes produtos é possível encontrar também à venda cabides próprios para mantê-los no lugar certo e bem conservados.

CDs - O melhor local para guardar, CDs, DVDs e LPs ainda é as prateleiras. Para arquivar livros e CDs elas devem ter ao menos 30 cm de altura - 15 cm bastam para os discos. Livros de arte que medem menos de 40 cm, exigem um pouco mais de espaço. Prefira os modelos com menos de 30 cm, espaço suficiente para apoiar as publicações em pé ou deitadas.

Sapatos - Prateleiras e nichos de plástico pendurados nas paredes são as formas mais indicadas. Mas as de organizá-los avalie o estado e a frequência de uso de cada par e descarte aqueles que não dão uma volta há séculos. Se for colocá-los em uma prateleira ou sapateira prefira organizá-los por tipo, material e cor.

Organizador de maquiagem

Maquiagens - Caso você nunca carregue seus produtos, uma ideia é colocá-los num organizador de maquiagem, à venda em lojas especializadas em organização, que têm pequenos nichos - inclusive para batons. O ideal é que eles sejam separados por categorias, como por exemplo,  olhos (sombras, rímel, removedor e lápis), face (corretivo, pó, base, blush), lábios (batom, gloss) e pincéis.

Perfumes - O guarda-roupa é um ótimo local para guardar perfumes. Separe uma prateleira para guardar todos os frascos. Eles podem ficar em cima de uma bandeja de metal ou de acrílico. Cestinhas de palha também são boas opções para reunir os vidrinhos.


Baú para guardar brinquedos
Brinquedos - Podem ser guardados em armários, caixas ou baús, depende muito do tamanho do brinquedo e da área da casa.

Outros e pequenos objetos - Os guardados no banheiro, como prendedores de cabelo, podem ser organizados com facilidade se forem colocados em divisórias feitas de acrílico transparente, dispostas nas gavetas do gabinete sob a bancada da pia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...