terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Confira como reciclar o lixo produzido na sua casa

São coletados quase 10 mil toneladas de resíduos domiciliares por dia (Fotos: Divulgação)

Estima-se que a cidade de São Paulo gera, em média, 17 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc). Só de resíduos domiciliares são coletados quase 10 mil toneladas por dia, já o montante diário no Brasil pode chega a 170 mil toneladas. Muito, não?! Por isso, para que os resíduos não contaminem o meio ambiente e nem prejudiquem a sua saúde, veja aqui como reciclá-los:

Nas redes de supermercados, como o Grupo Pão de Açúcar e Wal-Mart, é possível depositar plástico, papel, metal, vidro e óleo - armazenado em garrafas plásticas. A maioria das lojas tem recipientes para os resíduos reciclados que são aproveitados por cooperativas de catadores e ONGs de reaproveitamento.

Coletores da rede varejista Wal-Mart

As pilhas e baterias usadas podem ser entregues nas drogarias e as baterias de celulares devem ser levadas às operadoras, que vão encaminhá-las aos fabricantes. As lâmpadas fluorescentes também precisam ser separadas.  A coleta pode ser agendada na Apliquim (www.apliquim.com.br). O produto quanto tratado pode ser usado como pastilhas e materiais de construções. Já as lâmpadas incandescentes convencionais podem ser depositadas nos aterros.

Cata-Pilhas da Drogaria SP

Pneus sem possibilidade de recauchutagem são coletados para reciclagem em São Paulo, que são transformados pela Reciclanip em materiais como solado de sapato e borracha de vedação. Há uma lista de pontos de coleta no site http://www.reciclanip.com.br/.

Os isopores podem ser depositados também nos coletores dos papeis. Esse material que leva centenas de anos para se decompor pode ser reutilizados pelas empresas de eletroeletrônicos e alimentos (para as bandejinhas).

Além disso, a prefeitura de São Paulo realiza toda a semana a coleta seletiva domiciliar em seu bairro. Confira o dia e o horário no site http://www3.prefeitura.sp.gov.br/limpeza_urbana/FormsPublic/LimpezaRua.aspx

Não reciclados - Cerâmicas, por exemplo, não costumam ser recicladas. Constam nesta lista também os objetos de acrílico, papéis plastificados (como o das embalagens de biscoito), papel-carbono, papel higiênico, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, bitucas de cigarro, fraldas, absorventes e guardanapos.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...