segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Máquina de lavar: como escolher a ideal para o seu apartamento

Máquina de lavar (Foto: Adobe Stock/LIGHTFIELD STUDIOS)

As máquinas de lavar são os eletrodomésticos mais essenciais para se ter em uma casa ou apartamento. Elas são práticas, rápidas e ajudam nas atividades diárias da rotina de limpeza e higienização. E atualmente há no mercado diversos modelos de máquinas que atendem diferentes necessidades. Porém, escolher qual é a máquina ideal para um ambiente pode ser uma tarefa complicada.


Os eletrodomésticos, de forma geral, possuem muitas informações e especificações que, claro, ajudam o cliente a decidir, mas também podem atrapalhar e muito na decisão de comprar uma máquina de lavar. Por isso, é preciso ficar atento aos detalhes do modelo, do tipo de capacidade em kg, os tipos de portas, as funções e quanto que uma máquina consome de energia. Sendo assim, para te ajudar no processo de escolha de máquina de lavar ideal para o seu apartamento, confira as principais dicas abaixo:


Entenda os tipos de máquinas de lavar 


Há diferentes modelos que servem para diversas opções de lavagem. No mercado há as semiautomáticas, as tanquinho, as automáticas, as lava e seca, e as mini lavadoras. Os modelos ideais para se ter em apartamentos, ainda mais se o espaço for pequeno, são as lava e seca e as mini lavadoras. A lava e seca possuem a possibilidade de lavar a roupa e ainda secar ela no mesmo eletrodoméstico, otimizando espaço e tempo. Já as mini lavadoras são ótimas porque ocupam menos espaço, mas consequentemente possuem baixa capacidade, como 1,2 kg de roupa em 15 minutos. 


Entenda as capacidades


Outra informação que é necessário ficar atento na hora de comprar uma máquina de lavar é a capacidade que ela possui. São recomendados as lavadoras de 6 kg a 9 kg para os apartamentos que só possuem uma pessoa ou apenas um casal. Para os ambientes que dispõe de mais indivíduos, como uma família de até quatro pessoas, é indicado maquina de lavar 12kg ou de 10 kg. 


Já as que possuem capacidade de 13 kg a 17 kg são perfeitas para os lares com mais de quatro pessoas. De toda forma, é importante pensar também que quanto maior for a capacidade do eletrodoméstico, maior terá que ser o espaço reservado para ela, pois, consequentemente, elas vão aumentando de tamanho.


Entenda o consumo de energia 

Outro fator indispensável é o consumo de energia que uma máquina de lavar dispõe. Então, escolha as máquinas que possuem o selo Procel de classe de energia para ter em seu apartamento. Assim, você garante que o produto que for comprar constem as menores porcentagens de energia possível para esse eletrodoméstico. Então, os que forem classificados como Classe A são os que consomem menos, já os que forem marcados como Classe B em diante são os que começam a subir no consumo. 


Entenda os tipos de aberturas


Os tipos de aberturas de uma máquina de lavar também fazem muita diferença. Elas podem ter uma abertura na frente ou na parte de cima. O ideal para apartamentos pequenos é as máquinas que abrem na parte de cima porque vão otimizar o espaço, já as que abrem para frente são perfeitas para lugares mais espaçosos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...