terça-feira, 5 de outubro de 2021

Lava e seca x Centrifuga: Qual comprar

Máquina Lava e Seca (Foto: Adobe Stock/alexkich)

No mercado dos eletrodomésticos há inúmeras variedades de aparelhos que ajudam no dia-a-dia corrido. As máquinas de lavar fazem esse papel: auxiliar e facilitar a rotina de limpeza das peças de roupas. Os modelos foram evoluindo com o passar dos anos e com os avanços das tecnologias. Antigamente, o comum era lavar as roupas a mão e em tanques, hoje há máquinas com diversas funções, vantagens e especialidades. 


As funções são inúmeras e vão das mais básicas às mais complexas.  Alguns dos modelos que são mais conhecidos e mais fáceis de encontrar são: automática, semiautomática, tanquinho, lava e seca, secadora, centrífuga e minilavadoras. Apesar da variedade, as mais usadas, procuradas e adquiridas são as que possuem a função de lavar e secar e de centrifugar. Podem ser encontradas em um só modelo ou separadamente. Confira abaixo as principais informações de cada uma e qual é a melhor opção para comprar:


Lava e seca


A máquina lava e seca possui exatamente a função de lavar a roupa e secar, tudo em um só eletrodoméstico. As funções delas costumam atender diversas necessidades quanto a quantidade de roupas e o tipo de peça. Além disso, não há necessidade de estender as vestimentas em um varal, depois de lavá-las, já que é possível fazer isso na própria máquina. 


As vantagens de se adquirir esse modelo são diversas, mas algumas delas é que elas otimizam espaço, já que é um produto dois em um, portanto são boas para apartamentos pequenos. São práticas, por não precisar ficar transportando do cesto de máquina para o cesto da secadora e, além disso, esse modelo, geralmente, possui a opção de economizar energia, para evitar o desperdício de água, pois ela acaba consumindo mais. 


Por serem um modelo de máquina mais completa e com mais funções em um só produto, acabam sendo mais caras. Outro ponto de observação, antes de adquiri-las, é que esse modelo também costuma ser mais avançado, em questões tecnológicas, portanto, para começar a usá-las pode se tornar uma tarefa mais complexa e complicada. 


Centrifuga


O modelo de máquina de lavar que é centrifuga é responsável pela remoção do excesso de água das peças que vão ser lavadas. Normalmente é a última etapa do ciclo de lavagem das máquinas, mas as que possuem essa função como a “mais importante”, vão dispor de uma tecnologia mais avançada para ajudar na hora de secar as roupas. Então, esse modelo pode ter até três vezes mais potência, do que os outros tipos de máquina, para que, antes de colocar a roupa para secar no varal, elas estejam as mais secas possíveis. 


A vantagem de obter esse modelo é que ajudam na diminuição do tempo de secagem das roupas. Ela também é muito útil para quem mora em casas e apartamentos com pouco mais de espaço para secar as roupas, mas para quem não tem também, já que as peças saem com pouca umidade. 


Um problema desse modelo é que elas não conseguem lavar várias peças de roupa ao mesmo tempo. Infelizmente, o processo precisa ser feito aos poucos e com cuidado. Então, a máquina de lavar centrífuga é recomendada para famílias que possuem poucos membros. 


Qual comprar? 


A máquina de lavar e seca é um modelo mais completo, já a centrífuga não. Cada uma possui benefícios e desvantagens, cabe analisar a que melhor atende suas necessidades e orçamento, para poder escolher, com mais certeza, o modelo ideal para a sua rotina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...